terça-feira, 21 de junho de 2011

Algumas conclusões...

COESÃO E COERÊNCIA
 Por Jenail Luciana


              Muitos estudantes se atormentam com a coesão e a coerência. Mas, para ser mais preciso é necessário defini-las, pois ajudaria na compreensão dos discentes para elaborar um bom texto. Quando se fala de texto, fala-se de unidade a qual tem relação com coerência e coesão.
             Uma definição de coerência seria unidade de sentido; e coesão, "amarrar" as idéias. Já que a primeira depende da ordenação das idéias; ou seja, do plano do texto e o tema proposto; também dos argumentos, é dizer, da clareza. Clareza consiste em ler o texto, e compreender como está organizada a produção escrita. Quando ele vai redigir, deve planejar as idéias e a intenção comunicativa; portanto, ser claro é como  ver os peixes no fundo do mar.

              Então, ser claro é ser coerente com a ordem das palavras e vocábulos, e dizer, não se contradizer, não confundir o leitor; ou seja, não pôr enunciados desconexos. Então, para escrever sobre coerência, o discente deve estar atento que não haja duas  interpretações, se as informações não harmonizam umas com as outras, o texto é incoerente.
              Quando não se organizam as ideias e as palavras adequadas para o texto, ele fica confusa. Para o texto ser coerente, é necessário que haja uma ligação significativa entre diversas partes; portanto, tudo tem que se escrever logicamente. Então, as classes de palavras, como os substantivos e os verbos devem unidos não apenas para somar ideias, mas também para ter base para que haja sentido no texto.
                 A segunda explicação é sobre coesão. Mas, como "amarrar" as idéias no texto, através das ligações entre frases e parágrafos? Segundo Garcez (2001, p, 115), "quando os mecanismos de coesão textual não são bem utilizados, seja dentro do período, seja entre os períodos ou parágrafos, o texto se prejudica". Esses tecidos ajudam a ter relação na hora de dar significado ao ato de escrever. É complicado relacionar todos os problemas de coesão. Agora, para entender a coesão em profundidade:  
                 A coesão, no entanto, não é só esse processo de olhar constantemente para trás. É também o de olhar para adiante. Um termo pode esclarecer-se somente na frase seguinte. Se minha frase inicial for: João tinha um grande desejo, estou criando um movimento para adiante. Só vamos saber de que desejo se trata na próxima frase: Ele queria ser médico. O importante é cada enunciado estabelecer relações estreitas com os outros a fim de tornar sólida a estrutura do texto. Mas não basta costurar uma frase a outra para dizer que estamos escrevendo bem. Além da coesão, é preciso pensar na coerência. Você pode escrever um texto coeso sem ser coerente.
                  Ou seja,  para fazer qualquer texto, deve-se estar atento à coesão e à coerência. A turma tem que saber como ligar a frase seguinte à anterior, ou seja, não perder o fio do pensamento; e ainda, na frase não ter duplo sentido; para não ter incoerência.
                   O texto também deve possuir uma propriedade básica que é constituir uma unidade semântica. A ocorrência lingüística, para ser texto, tem que ser recebida pelo receptor como um todo significativo. A coerência é o responsável pelo sentido do texto, seus constituintes lingüísticos devem estar integrados e que faça o texto se mostre coeso.
Como podemos perceber, a coesão e a coerência devem estar presentes no corpo todo do texto, para que ele faça sentido, estabeleça relações entre as idéias que o escritor quer passar e seja compreendido pelo leitor. A falta de um desses elementos faz com que o texto perca o sentido e se apresente de forma contraditória. Causado pela incoerência do uso dos elementos de coesão textual.

Referências Bibliográficas:
Site: www.mailxmail.com (acesso dia 17/06/2011)
  • Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val.- São Paulo: Martins Fontes,1994.- (texto e linguagem).

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